Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

2013

2013 foi para mim um ano de mudanças, no qual viajei bastante e gozei de umas férias grandes como há muito não tinha. Aqui ficam os pontos altos, mês a mês.


Passei para 2013 em Copacabana, juntamente com 2 milhões de pessoas e comecei o ano com 17 minutos de fogo de artifício inesquecíveis. Em Janeiro fui também conhecer Angra dos Reis, um local bastante popular no Verão, pela natureza e praias.




Fevereiro, o mês do Carnaval, onde não se pode viajar para lado nenhum no Brasil sem se pagar 5x o preço normal. Passei o mês a trabalhar e a planear as viagens dos meses seguintes. Como preciso sempre de espairecer depois do trabalho, dediquei-me à cozinha. A foto foi o resultado obtido no dia em que levei a cozinha para o laboratório.




Se pudesse voltar a um dos lugares que conheci no Brasil qual seria? Fizemos esta pergunta a nós mesmos e decidimos repetir a viagem que gostamos mais no país. Escolhemos Porto Seguro, por ser lindo, calmo, barato e perto. Um óptima escolha na altura. O que nós não sabíamos é que a melhor viagem dentro do Brasil estava ainda para acontecer...



Em Abril foi a nossa viagem ao Chile e à Argentina. Conhecemos Santiago, Valparaíso e arredores, Mendoza e Buenos Aires. Apanhamos frio, calor, comemos bem e bebemos ainda melhor, aprendemos tango e deixamo-nos embrenhar pela cultura latina. 




Maio foi um mês muito emocionante e o mais marcante do ano! Começamos por fazer a viagem das nossas vidas... à Amazónia! Absolutamente indescritível... Seguiram-se 10 dias de puro stress, os últimos no Brasil e a meio do mês aterramos na Europa para ficar. Respiramos fundo, fomos à terrinha, vimos casar um amigo meu e fomos passear para Madrid. Num mês vivemos um ano...



Visitei Coimbra, onde já não ia há anos e visitei uma feira em Santarém onde  eu e o meu pai perdemos a conta aos vinhos que provamos. Viajei ainda até à Finlândia (Helsínquia) e à Estónia (Tallin) para uma conferência. 



Como já estava a morrer de saudades da Suécia, aproveitei o facto de estar na Finlândia e passei 1 semana com o J. na casa dele. No final do mês fomos também a Budapeste onde a minha irmã estava em estágio e fiz uma visita relâmpago a Praga (12h!), para assinar o meu novo contrato de trabalho. 



Fui de novo à Suécia e visitei Växjö, uma cidade lindissima no sul do país. Passei dias super tranquilos, intercalados por corridas à beira de lagos e pelo meio das florestas. Tudo o que precisava...
O J. também foi a Portugal e juntos fomos ao 3º casamento do ano. 



Visitamos Peniche, a Figueira da Foz e fomos ao Gerês. A meio do mês mudamo-nos para Praga, com as primeiras semanas atribuladas por estarmos a morar num quarto de hotel minúsculo. Quase no finalzinho do mês mudamo-nos para o apartamento onde estamos agora, onde nos sentimos em casa desde o primeiro minuto!


Em Outubro matei saudades do Outono! Desde 2009 que não via o Outono e voltei a ser criança... pisei as folhas, atirei-as ao ar, trouxe algumas para casa e agradeci por não ter que passar outro ano a suar 24h por dia.



Dizem que Novembro é aquele mês chato, frio e cinzento, onde nada acontece. Este ano foi um mês óptimo. Estava frio mas o sol brilhou a maioria dos dias e permitiu explorar Praga um pouco mais, com a ajuda de amigos e da familia do J. que nos visitaram. 



O último mês do ano começou com o meu aniversário e a visita da minha irmã. Patinamos no gelo, compramos presentes de Natal, tiramos fotos à noite (a estrear um dos presentes do J., um tripé profissional) e aproveitamos o que o Inverno tem de melhor: mercados de Natal e vinho quente (mulled wine). Voltei ainda a Portugal para passar o Natal em família e com muita comida, como manda a tradição.


Um ano intenso mas bem vivido! Que venha 2014!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!