Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Helsínquia


No final de Junho (agora do ano passado!) fui a uma conferência que se realizou uns dias em Helsínquia e outros em Tallin. É nesta altura do ano que se festeja o midsummer, e é quando os dias são mais longos. As noites nunca ficaram completamente escuras, pois o sol punha-se perto da meia noite e nascia poucas horas depois. O resultado foi uma semana quase sem dormir e dias de conferência a cair de sono. Não, não adianta fechar cortinas, dormir com uma máscara preta, nada disso. O problema é que o meu relógio interno não reconhecia que eram horas de dormir. Íamos sair "à noite", estávamos a beber uma cerveja na rua e pensar devem ser para aí umas 7h da tarde, e depois olhávamos para o relógio e eram 11h da noite! Foi uma experiência muito engraçada!


A cidade de Helsínquia fica à beira mar, tem ares modernos e é muito animada nesta altura do ano. A cidade é super segura e o crime do mês foi cometido por um grupo de amigos, que precisavam de gelo para refrescar a cerveja para a festa de midsummer, e que decidiram roubar a neve guardada na cave de uma estância de ski (guardavam-na para poderem abrir as pistas mais cedo que as outras estâncias). 


 Catedral de Helsínquia


 Praça do Senado, em frente à Catedral

 Por dentro a Catedral tem uma aparência bastante moderna, como se pode ver pelo piano na foto.



 Igreja Ortodoxa de Uspenski, lindíssima.

 A água sempre presente, com pequenas marinas, vários portos e casas coloridas nas margens.





Muita arte moderna nas ruas, quer em instalações temporárias como permanentes.


Morangueiros de metal, num jardim de morangueiros verdadeiros.

 Parlamento

Aproveitou-se o espaço deixado por antigos carris dos comboios, para se fazer uma ciclovia. Adorei a ideia!


Museu Nacional de Helsínquia (em 2 dias diferentes, como se vê pelo céu sempre imprevisível deste país).




Tudo o que se conta sobre os finlandeses e a sua loucura por saunas é verdade! Há saunas em todo o lado, secas ou não, quentes ou muito quentes (uma boa temperatura anda à volta dos 90ºC!), em casa, nos hotéis, portáteis, etc. Eu não consigo pôr os pés numa sauna e o facto de haver algo tão tradicional que não pude experimentar deixou-me triste.


A praia de Helsínquia é um local popular no verão (mas nada de multidões loucas!). Não tomei banho mas havia pessoas a nadar, no entanto a maioria estava a apanhar banhos de sol ou a brincar na areia. 

 Monumento de Sibelius


Estes tubos metálicos são de certa forma semelhantes a nanotubos de carbono, o material em foco nesta conferência. Assim, foi ver o pessoal da conferência em histeria a tirar fotos sem parar e a inventar teorias para os tubos que estavam modificados. Na verdade o monumento representa tubos de órgão, em homenagem ao compositor Sibelius, que também deu o seu nome ao parque onde se encontra este monumento.



A viagem terminou com um mini cruzeiro em volta da cidade, onde avistámos várias ilhas e observamos a vida marítima. Visitamos ainda uma das ilhas do arquipélago, mas vou deixar o relato para o próximo post.

2 comentários:

  1. Que viagem interessante. Por acaso a Finlandia e dos poucos paises Europeus que nao conheci.(mais os ex-paises de Leste).
    Nao sabia que seria dificil adormecer por causa do sol nao se por, pensei q fechando as cortinas, etc tudo seria igual, mas claro o nosso relogio interno tem outras ideas...

    ResponderEliminar
  2. Aconselho uma visita à Finlandia. É um país interessantíssimo! Por acaso já tinha estado mais a norte, na Suécia, e não me fez confusão. Mas dessa vez andava de bicicleta o dia todo e chegava ao fim do dia toda moida e dormia. Em Helsínquia foi terrivel, mas gostei na mesma.

    ResponderEliminar

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!