Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

domingo, 28 de março de 2010

Cruzeiro - Dep. Italia (da venezuela)

Há dois anos atrás quando vim a BH morei ao lado do Mineirão. Via-o todos os dias mas acabei por nunca ir ver um jogo. Duas equipas partilham este estádio: o Cruzeiro e o Atlético Mineiro. Claro que existe uma grande rivalidade entre estes dois clubes. 

Nesta altura do ano o Campeonato Brasileiro ainda não começou (nem o nacional nem o regional), e joga-se então a Copa Libertadores, que é como a Liga dos Campeões na América do Sul. Pelo que percebi há mais adeptos do Cruzeiro do que do Atlético (ou pelo menos eu conheço mais) e fui desafiada por eles a assistir a um jogo da Libertadores. 

Primeiro o futebol. O que foi para eles um jogo "meio ruim" foi para mim um óptimo jogo de futebol. O Cruzeiro ganhou por 2-0 e houve muito daquele jeitinho brasileiro de jogar. As fintas, os pontapés fantásticos, os truques... Mas assistir a um jogo de futebol no Brasil é muito mais que isso.

Para começar o que é que se come no estádio? Cachorros quentes? Hamburgueres? Também se vendem mas pouco. O que o povo gosta mesmo é de feijão tropeiro. Que é como quem diz um prato cheio de arroz, feijão, torresmos, vegetais, um ovo estrelado e um bife grande. Para evitar o arrancar olhos tem que se comer tudo com uma colher, o que é um nadinha dificil quando se chega à parte do bife. Teve mesmo que ser à dentada...



Confesso que me senti especial quando subi as escadas e dei de caras pela primeira vez com aquele relvado e com o povo todo aos gritos... de prato a abarrotar de arroz e feijão na mão. Aquilo deu -me que fazer por uns bons 20 minutos de jogo pelo que quando o cruzeiro marcou o primeiro golo foi estranho festejar com arroz a voar em todas as direcções (meu e dos meus colegas, apesar de eles fazerem isto há anos...).

O Raposão é a mascote do Cruzeiro

E quando há golo toda a gente se abraça, ferve, pulam abraçados, amigos ou desconhecidos, entra tudo numa roda de festa. E isso é o melhor. A festa! Ninguém se cala durante o tempo todo. Cantam, insultam o árbitro, insultam os jogadores, o costume mas muito mais que em Portugal. Sentar nas cadeiras? Só durante o intervalo para o pessoal descançar. Porque aqui vêm-se os jogos em pé e em cima da cadeira. Assim pula-se melhor, bate-se palmas melhor, festejam-se melhor os golos. Lembram-se do Euro 2004? É assim, mas 100 vezes mais e em todos os jogos durante o ano...


O Brasil é sem dúvida o país do futebol e a grande parte da "culpa" é dos adeptos. Todas as descrições que eu escreva são insuficientes para transmitir como é ver com os nossos próprios olhos a festa que é o futebol aqui. Por isso virei fã e espero ver muitos mais jogos no Mineirão e não só.

No final ganhei uma destas e virei oficialmente cruzeirense...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!