Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Natal e calor... no mesmo post

Longe da família portuguesa, passei o Natal com a família brasileira que mora em São Paulo.
São Paulo sempre me surpreende com a sua grandeza e os seus arranha-céus sem fim, apesar de já lá ter estado várias vezes. O parque Ibirapuera continua muito bonito e cheio de gente, e tem aquela energia própria dos lugares onde a taxa de pessoas a fazer exercício é muito alta. 

A foto não ficou grande coisa porque esse dia estava nublado, mas dá para ver a quantidade de arranha céus.

Parque Ibirapuera

Homenagem ao jogo tradicional da apanha do porco ensebado

Encontrei-me com o Pedro Álvares Cabral

Árvore de Natal mais famosa da cidade, bem diferente do que estamos habituados (parecia de papel)

O Natal em si foi uma grande animação. Quase 20 pessoas, incluindo 2 crianças, que ainda acreditam no Pai Natal, e muita comida! Sendo uma família luso-brasileira o bacalhau não faltou na mesa. Duas das minhas primas fizeram receitas diferentes de saladas de bacalhau, que estavam óptimas. Sim saladas, porque com 30 ºC quem aguenta comer pratos quentes? A noite de consoada começou às 8h, onde todos (cof cof) se encontram na igreja para ir à missa. 

Foi a primeira vez que fui à missa no Brasil e acho que é justo descrever a cerimónia como igual às de Portugal mas muito, muito mais espalhafatosas. A certa altura o padre levantou um bebé no ar e toda a gente começou a bater palmas, como se fosse o menino Jesus que tivesse nascido. Percebo a intensão mas foi muito muito estranho ter um bebé vestido de jeans e com pelo menos meio ano a fazer o papel, sem perceber nada do que se estava a passar. Felizmente, depois disso puseram um boneco no presépio e não a pobre criança. Outra parte que achei engraçada foi que todas as rezas e frases proferidas pelo padre ou pelas pessoas passavam num ecrã gigante ao lado do altar. A certa altura o padre começou a dizer mal das pessoas que estão em casa a celebrar o Natal com alegria, porque não entende o que estão a celebrar se o aniversariante estava ali, na igreja. No final, o padre agradeceu às pessoas "por terem vindo, foi a minha primeira missa de Natal aqui e espero que tenham gostado e que voltem, pois há muito mais para ver durante o ano"... sim, proferiu tais palavras como se de uma peça de teatro ou de um concerto se tratasse!




Depois da missa comeu-se, lá fora no curral debaixo da latada carregada de uvas ainda verdes. Perto da meia-noite e à falta de lareira, o Pai Natal tocou o interfone lá de casa, abriram-lhe a porta e ele atirou as prendas para dentro do curral e foi embora, de modo que, apesar de correrem muito, as crianças só lhe comseguiram ver o braço. 


Como a família é enorme ninguém compra presentes atrás de presentes. Faz-se amigo secreto e cada um só compra um. Essa parte também foi muita animação, porque a pessoa não podia dizer para quem era a prenda, mas tinha que descrever a pessoa de maneira engraçada até alguém adivinhar.

No dia 25 houve churrasco que começou à hora do almoço e durou até perto da meia-noite. Para manter a animação em alta organizou-se o inimigo secreto com presentes até €5. No inimigo secreto, põem-se todos os presentes a um canto, e numa ordem sorteada cada um pega num presente e abre. A parte do inimgo aparece quando em vez de escolhermos um presente novo preferirmos roubar o de alguém já aberto. Roubei várias vezes, porque essa é a parte engraçada, mas no final fiquei com o presente que eu queria... um kit caipirinha completo!


Um Natal bem diferente mas muito engraçado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!