Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

sábado, 22 de setembro de 2012

World cup here we go!

Estou no aeroporto internacional do Rio de Janeiro. No lado internacional inteiro há só um café, caro como os olhos da cara, que dos 30 items de comida tem 5. A fila é enorme, mas há apenas uma empregada a atender e mais outra na cozinha a preparar tudo. Nenhuma das duas fala uma palavra de outra lingua que não o português. Demorou 30 minutos para conseguir comprar uma garrafa de água.

Sim, acho que estão prontos para receber o mundial de futebol e os jogos olímpicos.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Sei que estou a esturricar quando...

... aparece um homem à porta do meu gabinete e dá-se o seguinte diálogo:

Homem: Tenho aqui uma encomenda e estou à procura da sala 4839.
Eu: Sou eu!
Homem olha para mim muuuuiiiito confuso e não diz nada.
Eu: Que encomenda é que é?
Homem, a medo: É para a sala 4839...
Eu: Mas o senhor não disse que era para a Sara?
Homem: Não. Disse que estava à procura de uma sala...


... ao ligar para marcar um corte de cabelo, ao telefone:

Eu: Queria fazer marcação para cortar o cabelo.
Empregada: Com qual cabeleireira você cortar?
Eu: Hmmm, eu costumo cortar com aquela do cabelo escuro.
Emp.: Cabelo escuro? Nenhuma delas cabelo escuro.
Eu, a rebuscar na memória algo que descreva a pessoa: Ah já sei! Ela tem um caozinho!
Emp., rindo-se muito: Acho que já sei, mas vou confirmar aqui...


Tudo na mesma tarde...

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Brisbane - Australia

O propósito da nossa viagem à Australia foi uma conferência que teve lugar em Brisbane, uma cidade no estado de Queensland. Este estado é famoso pelo sol sempre brilhante e luminoso, e pelas praias, que visitamos depois da conferência. Não tenho muitas fotos de Brisbane, e não passeei muito por lá porque nos 5 dias que lá passei choveu constantemente... Ainda demos um passeio debaixo de chuva numa das tardes, mas não deu para ver muita coisa. A cidade é bastante moderna, cheia de prédios mais ou menos altos, espalhados pelas duas margens do rio Brisbane (muito original...). Além de restaurantes de todo o mundo e de teatros e cinemas, não me pareceu existir nada de muito especial para fazer na cidade. Nos arredores existem alguns parques com animais onde por uma pequena fortuna se podem abraçar coalas. Estes parques são bastante populares por que Queensland é um dos poucos estados que permitem esta proximidade aos animais. Não vivi tal experiência mas conheço quem foi e se divertiu bastante... durante os 5 minutos em que pegaram o coala ao colo.

 Vista do nosso apartamento alugado no 22º andar, com vista para o Rio Brisbane

Com toda a chuva e o tempo passado no centro de convenções a ouvir palestras as unicas fotos que tenho são as do jantar. A comida na conferência toda foi simplesmente fantástica. Os almoços eram leves, cheios de saladas e sandes com ingredientes super frescos. Os coffee breaks eram cheios de bolos, scones, tartes de maça e outros. O jantar foi o culminar da tal alta cozinha. Percebi depois que os Australianos adoram comer e fazem da culinária uma arte. Depois da minha passagem pela Australia viciei-me em Masterchef Australia e tenho aprendido imensas coisas com este programa de televisão.

Pargo grelhado com batatas, puré de ervilhas e menta, e chutney de tomate cereja.

 Costeleta de cordeiro e peito de cordeiro, cenouras assadas, puré de ervilhas e menta, fondant de batata e molho com aroma a alecrim.

Brownie de trufa de chocolate, mini pavlova australiana com frutas frescas, e tarte de tangerina. 

 No jantar oficial ainda vimos uma demonstração aborigena de danças nativas australianas.


Uma semana cheia de boas experiências, reencontros, trabalho e novos amigos...

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Anúncio - o verão chegou

Pede-se a quem abriu a porta do inferno o favor de a voltar a fechar, que já ninguém aguenta este calor! 

Depois de umas semanas com temperaturas amenas, entre os 15 e os 20 ºC, às quais os brasileiros apelidaram de Inverno (ouvi impropérios como "não consigo correr com este frio" ou "está tanto frio que não consigo pensar"), veio este inferno com temperaturas acima dos 35 ºC!
Cá para mim entre Inverno e Inferno, venha o primeiro se faz favor que há 3 noites que não durmo com o calor!!! Fechem lá a porta que já começo a ficar rabugenta...

A minha grande esperança é o facto de ir passar o fim de semana fora (sim, mais passeio!) e de conseguir dormir uma bela noite num hotel com um quarto fresquinho.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Taronga Zoo - Sydney


O Zoo de Sydney é na margem oposta ao centro da cidade. A vista do zoo é fantástica, com a Opera House, a Harbour Bridge, o mar e os edifícios do centro.  

Ir ao Jardim Zoológico em criança é com certeza uma experiência completamente diferente daquela que se vive em adulto. Fomos visitar o zoo de Sydney na expectativa de encontrar animais diferentes, exóticos, especialmente coalas e cangurus. Não ficamos desiludidos.


O J. colocou a sua lente de maior zoom na máquina e fartou-se de tirar fotos às pestanas dos bichos. Não foi bem assim mas quase... Temos fotos muito boas. Deixo algumas, provavelmente demasiadas, mas é sempre difícil escolher.



Os coalas são super fofinhos! Dormem em sitios incríveis no cimo das árvores e dão vontade de abraçar (por muitos muitos dólares podem-se abraçar coalas mas não neste zoo).

 Dragão de Komodo

 Sapos e rãs


 Não me lembro do nome, mas é algo entre uma iguana e lagarto gigantes

 Cabras da montanha

 A casa delas tem vista para a cidade...

 Lince

 Pássaro... também não me lembro do nome...

 Uma leoa fofinha a tirar uma soneca

 Um tigre vigilante

 No Show de Aves


 Uma coruja a voar mesmo ao pé das nossas cabeças...


 Falcão Peregrino... a maior ave de todas

 Aves tropicais

 Peixes... não sei o nome (já foi há 2 meses querem o quê?)



For a future full of fish (para um futuro cheio de peixe)

 Leões marinhos e pinguins



 A maternidade não é algo só de humanos...

 Macaquinhos amiguitos

 E finalmente, os cangurus e wallabies... os meus favoritos! Principalmente este deitado ao sol...



Tive sorte e ainda vi um a saltitar, como só os cangurus conseguem. Foi o último que vi mesmo antes de ir embora, pelo que fiquei com a sensação de missão cumprida.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Uma quase obra de arte

O C. é um o professor mais jovem do meu grupo. Foi com ele que mais aprendi e trabalhei desde que vim para BH. Nos primeiros tempos tinhamos sempre umas bolachinhas/chocolates de nome Bis, no laboratório. Bis são uma especie de biscoitos recheados com chocolate branco ou de leite, embrulhados em prata individualmente. No seu primeiro aniversário (comigo aqui), pedi a chave do gabinete dele na secretaria e fui lá escrever "parabéns" com Bis. Desta vez, havia uma festa surpresa para ele e decidi recriar a ideia e fazer um bolo Bis. O problema é que eu nunca fui grande coisa nos bolos, até porque o meu forno daqui... coitado... não funciona lá muito bem. A coisa piorou bastante quando cheguei a casa da namorada dele, onde ia ser a festa, e ela me disse que não tinha comprado outro bolo e que o meu ia ser o bolo oficial, para cantar os parabéns e tudo. Pânico! Pânico! Pânico!

Na altura o bolo estava feito, mas faltava a cobertura, coisa que nunca eu tinha feito, só imaginado. Com a ajuda dela lá fui inventando e no final saiu tudo perfeito! Acho que foi a primeira vez que imaginei alguma coisa mais elaborada, que depois consegui executar. 

Ainda durante a execução, ao lado dos famosos biscoitos Bis

Infelizmente não há muitas fotos do produto final, porque na azáfama das panelas não me lembrei. Ainda assim consegui 2 de convidados que puseram as fotos no facebook. Não é nenhuma obra de arte para para mim é quase, porque foi a primeira vez...

 O produto final...

sábado, 1 de setembro de 2012

Amil Eco Running - Campinas



Na semana passada, já contava com um fim de semana em casa, para descansar sem fazer nada, quando recebi um telefonema do meu primo que mora em Campinas, no estado de São Paulo. A empresa dele ia patrocinar uma corrida no fim de semana e ele convidou-nos a participar. Quase recusei, porque a empresa dele é de construções e tive medo que nos fizessem correr com tijolos agarrados aos pés, mas esclarecidas as coisas aceitamos o convite!


A corrida era de 7 Km, corridos num centro agricola. Foi muito bom ter sido num sítio assim tão diferente. Além de ter sido em terra batida e não asfalto, o que é muito melhor para os joelhos, ainda tivemos o prazer de correr no meio dos campos de milho, tractores e outras coisas que não identifiquei (provavelmente nada, porque a maioria dos campos parecia só lavrado). As subidas trouxeram à corrida um senso maior de aventura e desafio e cansaram-me bastante! Não tenho fotos, o que é uma pena... (as fotos são dos arredores da casa do meu primo). 

Mais uma vez o chip do J. não funcionou, o que é sempre frustrante. Começo a achar que isto acontece demasiadas vezes... Na corrida que fizemos na Australia podíamos testar o chip antes da corrida e troca-lo senão funcionasse.

 Houve até escorrega no papelão!

E brincadeiras com a cadela que gostava de cocos...

O "resort" onde ficámos instalados

Divertimo-nos imenso, e fizemos todos uma boa corrida. Eu, que tenho vindo a recuperar das semanas que passei em viagem sem treinar, fiz quase tão bem quanto o esperado, o que significa que os meus treinos estão a resultar. Correram 166 mulheres no total, e eu fiquei em 15º!

Amil Eco Running Campinas, 7 Km, 36:08
Da direita para a esquerda está o meu primo, o J., eu e uma colega do meu primo.