Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

A era Big Brother

Estamos definitivamente na era Big Brother e o pior é que não há volta a dar...

Hoje o meu linkedin (uma espécie de facebook profissional) sugeriu-me ser amiga de uma funcionária da agência de viagens brasileira com quem troquei alguns emails e de um jornalista português que uma vez me deixou um comentário no blog. Não pode ter sido coincidência porque entre as sugestões estas eram as únicas pessoas que não trabalham na mesma área que eu, e era demasiada sorte eu conhecer logo as duas.

O jornalista ainda entendo porque o blog é publico, mas a rapariga da agência de viagens não. Ainda por cima o email que usei para lhe escrever é diferente do que uso para o linkedin e não consigo encontrar nenhuma outra conexão.

Não sei quem são mas eles andam aí... 

domingo, 29 de abril de 2012

Pérolas à Brás (iu) #2 - Vende-se gelo

Mudei de casa e comprei um frigorífico, que tem um pequeno congelador lá dentro. Pequeno congelador é um grande elogio, porque aquilo é mesmo só uma caixa aparafusada dentro do frigorífico. Quem criou este sistema tão inovador não se lembrou do gelo que os congeladores acumulam ao longo dos tempos, porque em todo o redor da pequena caixa há um espaço de cerca de 2cm. Esse espaço é óptimo para acumular gelo já que é impossível tira-lo de lá a não ser descongelando tudo. Sistema anti-roubo portanto, diria o bom vendedor...

Três meses depois de ter comprado tal obra de arte fui forçada a fazer um daqueles dias de praia em casa. Ou seja, descongelar tudo, encher tudo de água, tirar grandes carradas de gelo, chapinhar na cozinha e perder uma tarde inteira a tentar tirar tiras de 2cm de gelo dos buracos da caixa. Na altura reduzi o termostato, porque achei que fabricar aquele gelo todo em 3 meses é serviço de profissional e eu não quero vender gelo na rua (muito comum no Brasil). 

Hoje tirei no mínimo uns 10 pedaços deste tamanho... e ainda dizem que é normal acumular tudo isto em 2 meses... É normal para quem nunca viu um frigorífico decente!

Resultou? Nem por isso... Outros três meses depois o congelador está cheio de gelo outra vez e já só cabe uma ervilha lá dentro. Ligo para a assistência técnica. 

Técnico: Claro que o frigorífico está bom, ele é de alta tecnologia! Tem a certeza que o termostato não está no máximo? Ou talvez o frigorifico esteja a balançar.
Eu: Não está no máximo e não balança nada, que o chão é direito. 
Técnico: Então foi você que se esqueceu de apertar o botão sofisticado do degelo práctico. 
Eu: Eu acredito que o botão funcione, mas o que eu quero saber é porque é que um frigorífico novo acumula tanto gelo em tão pouco tempo.
T: Então... é porque não apertou o botão de degelo práctico!
Eu: Mas eu não teria que apertar esse botão de 2 em 2 meses se o frigorífico fosse bom!!!
T: Ele é bom! A senhora é que tem que apertar o botão...
Eu: Já sei... do degelo práctico.
T: Sim, aperta o botão e ele degela sozinho, a água cai para a gaveta em baixo da caixa e depois ele liga sozinho.

Decidi tentar o sistema avançado... Apertei o botão de manhã e quando voltei a casa no final do dia estava tudo descongelado menos o gelo. As coisas do frigorífico estavam quase quentes e não havia maneira de voltar a ligar o frigorífico porque o raça do botão só tem vai e não tem volta. Voltei a abrir a época balnear na minha cozinha, pois tive que acelerar o processo raspando o gelo e mesmo assim enquanto não caiu o ultimo pedacinho de gelo daqueles espaços de 2cm a porcaria do frigorifico não ligou, mesmo depois de o desligar e ligar de novo à tomada. 

Da próxima vez aproveito a piscina e faço também um piquenique para comer a comida toda do frigorífico...
Daqui a três meses... alguém se quer juntar?

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Série Delta - etapa Inglaterra

A série delta é um circuito de corridas que não existe em Belo Horizonte. Assim, no sábado bem cedo voei até São Paulo para passar o fim de semana e fazer esta corrida. 

Aquecimento
Porquê? 
Primeiro porque as corridas à volta da Lagoa da Pampulha são quase sempre iguais. 
Segundo porque tive uma óptima desculpa para ir ver os meus primos e estar com eles. 
Terceiro porque o tema da corrida são os jogos olímpicos e nesta primeira etapa era tudo sobre a Inglaterra, o que além de ser muito giro, foi o mais próximo que consegui chegar dos JO de Londres. 
Valeu a pena... O parque era lindo, o percurso passava no monumento e no museu do Ipiranga, a temperatura estava bem mais baixa e foi óptimo não ter que correr debaixo do sol escaldante como sempre fiz até agora.

A partida

Não fazia ideia de como era o percurso e quando cheguei ao local da corrida vi que a meta era no meio de uma subida, para começar em grande... Havia várias outras subidas e descidas o que tornou o percurso diferente como eu queria, mas também mais duro. 

Quase a cortar a meta (o J. correu comigo porque estava magoado e acabou por servir de treinador sempre a puxar por mim)

Cortei a meta a arfar com um tempo superior à ultima corrida (21 segundos a mais, o que contando com as várias subidas foi óptimo). Havia bastante mais gente a correr, mas ainda assim fiquei em 3º na minha categoria (em 70) e em 12º de todas as mulheres (entre 332 mulheres).

Como desta vez tive direito a fotografo personalizado, tenho várias fotos da corrida.
Alongamentos em frente ao Monumento do Ipiranga

Série Delta São Paulo - Etapa Inglaterra
10 km, 51:06:28

sábado, 21 de abril de 2012

I know I do



Amanhã entro em estágio para mais uma corrida, a ultima desta série de três seguidas. Nesta entro no espírito mais cedo porque tenho que apanhar um avião primeiro e isso acelera as borboletas na barriga.

Bom fim de semana!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pérolas à Brás (iu) #1 - A saga do cabo

Problema: O cabo do meu mac queimou-se (a causa dá outra pérola a ser publicada mais adiante). Dirijo-me à loja da apple daqui com assistência técnica. 

Tentativa 1 - Sábado

Eu- Explico o problema ao técnico.
Técnico 1- Vai ter que comprar outro cabo e provavelmente trocar a peça no computador também. Se você pudesse voltar aqui na quarta, eu abria o computador e via se a peça estava queimada ou não, e dava início ao processo de compra do cabo. Dê-me o numero de série e na quarta tenho o orçamento pronto. Hoje é difícil porque tenho a loja cheia.

Tentativa frustrada - Quarta-feira

Na quarta houve uma tragédia no laboratório, que eu e o meu chefe ficamos a tentar resolver até às tantas. Assim, fui à loja na quinta-feira de manhã. Como um colega meu me emprestou um cabo e funcionou, eu já tinha ideia que só precisava do cabo.

Tentativa 2 - Quinta-feira

Técnico 2 depois de ouvir a mesma explicação- Ah pois! Tem que comprar o cabo e talvez trocar a peça. Comprou o computador há mais de 2 anos?
Eu- Sim.
T2- Ah, mas assim já está fora da garantia.
Eu- Eu sei, mas eu já sabia que tinha que pagar.
T2- Não é isso, é que assim não lhe posso mandar vir nada.
Eu- What?????? E se for só o cabo?
T2- Nós não podemos comprar nada para computadores que não estejam na garantia.
Eu- Mas nem o cabo??? É que eu consigo comprar o cabo pela internet, só que fica mais caro e não sei se chega, porque os correios no Brasil já se sabe...
T2- O cabo ainda posso tentar como um favor pessoal, mas para a peça tem que ir a outra loja com assistência técnica.
Eu- Mas isto não é uma loja com assistência técnica?
T2- É.
Eu- Que vende produtos da apple.
T2- Sim.
Eu- Mas se eu quiser comprar um cabo nesta loja, só o consigo porque você me faz um favor pessoal?
T2- É porque o sistema não deixa, porque o seu computador está fora da garantia e blá blá blá.
Eu- Você tem noção que isto é ridículo, não tem? 
T2- Mais blá blá blá ... 

E no final lá me pediu o número de telefone e disse que me ligava na sexta de manhã a dizer se tinha conseguido encomendar ou não.

Esperei pelo telefonema até sábado à hora de almoço e nada. Lá fui à loja outra vez (a loja fica para lá do centro, a 1h de autocarro...).

Tentativa 3 - Sábado outra vez

Enquanto espero que técnico de sábado chegue da casa de banho, explico o problema ao técnico 3. 
Eu- ... mas eu só preciso do cabo porque sei que a peça está boa.
Técnico 3- Já fez o teste com outro cabo?
Eu- Já. Estou a usar outro cabo desde segunda passada e está tudo normal.
T3- Então leva já o cabo.
Eu- Levar? Mas tem algum aí?
T3 confuso- Como assim algum? Olhe ali para aquela prateleira. Aquelas caixas são todas de cabos.

Fiquei sem palavras... juro...

Enquanto pagava aparece o T2, o de quinta-feira. 
T2 atrapalhado- Ah é você. Eu já lhe tinha ligado hoje de manhã para dizer que afinal o cabo não precisa ser encomendado.
Eu- Ah que estranho. Tenho o telemovel aqui (enquanto olho para o ecrã do mesmo) e não tenho nenhuma chamada sua. 
T2- Devo-me ter enganado a anotar o número.
Eu furiosa- Fui eu quem anotou o número, lembra-se? E estava certo!

Sorte a dele que me chamaram do outro lado da caixa. Perguntei pelo livro de reclamações, mas isso aqui não existe...

Afinal era só pegar no cabo, pagar e sair, e andei nisto uma semana. O meu amigo teve que dividir o cabo da irmã para me poder emprestar o dele, por causa desta gente não fazer a mínima ideia do que é afinal o trabalho deles: prestar um serviço e faze-lo bem, ou pelo menos decentemente.

Pérolas à Brás (iu) - Pilot

Decidi dar início à primeira rúbrica no meu blog - Pérolas à Brás. É que vejo tantas pérolas por aí, que se tentasse publica-las num só post seria muito chato e longo. Além disso, as pérolas que encontro por aqui parecem não acabar.

Um rúbrica destas também resultaria em Portugal... se eu lá morasse.

Já já a seguir não perca o primeiro episódio...

segunda-feira, 16 de abril de 2012

EcoRun

Hoje foi dia de corrida outra vez - a corrida mais ecológica do país. Segundo os organizadores. A única atitude ecológica no local foi o locutor ler dicas ecológicas ao microfone, porque faze-las nem por isso. Eu estava à espera de pelo menos ver o lixo separado, já que se deitam fora centenas de garrafas de água vazias, pacotes de barras de cereal e lixo orgânico das frutas. Em vez disso desperdiçou-se papel para fazer e distribuir ventoinhas de papel. Muito ecológico, sim senhor...

A corrida em si foi boa. O percurso era exactamente o mesmo do da minha primeira corrida, em Janeiro, por isso era um grande teste para mim. Queria saber o quanto é que os meus treinos tinham valido a pena, ou se continuava na mesma. 

Hoje, corri sem nunca avistar uma mulher à minha frente (iam longe lá na frente). Em alguns locais consegui ver que havia algumas mulheres atrás de mim, mas sem serem grande competição. No entanto, ao quilometro 7, já esgotada e com uma perna a começar a doer decidi abrandar e a rapariga atrás de mim apanhou-me. Ela corria com o seu treinador que quando me viu puxou por mim. Parece que eles já me vinham a observar a algum tempo e ele disse-me para não abrandar porque estava quase, e para manter o ritmo com eles. 
Ao km 9 a rapariga acelerou mas eu não conseguia ir mais rápido. Como ela já ia bem, o rapaz colou-se a mim e puxou tanto por mim que me superei a mim própria. No final perdi-os de vista e nem lhe consegui agradecer. Afinal eles não estavam inscritos na prova, estavam só a treinar (muita gente faz isso porque assim há pontos de água no caminho e a rua está desimpedida e sem carros), o que foi bom porque a rapariga afinal passou-me...


Mas a maior surpresa nem foi a redução do meu tempo em 4 minutos, o que foi óptimo! Quando os resultados saíram percebi que fiquei... em 4º lugar!!! Não na minha categoria, porque nessa fiquei em 1º, mas de todas as mulheres!!! Havia 3 profissionais que subiram ao palco, e fui a primeira de todas as amadoras! Além disso, era só uma das profissionais ter partido uma perna (ainda bem que não, coitadas!) e eu teria subido ao pódio! Outra vez... 

EcoRun, Abril 2012, 50:44:36

Apesar de ser de novo uma corrida pequena, foram 75 as mulheres que correram os 10km e eu fiquei em 4º! Fiquei super feliz!

Não me vou habituar porque na próxima semana vou para São Paulo correr outros 10km e aí há sempre muuuuiiiitas profissionais e ainda mais mulheres...

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mudança da hora

Isto aconteceu-me quando fui para Porto Seguro, mas ainda não tinha tido tempo de contar a história aqui.

Aqui a mudança para o horário de inverno ocorre das 00:00 para as 23:00, o que já por si parece estranho, porque é sábado, quase passamos para domingo mas não... ainda é sábado.

Sendo o meu voo às 23:30 nunca pensei que isso me ia influenciar. Mas influenciou ou não estivesse eu neste país maravilhoso. Tudo indicava que o meu voo seria às 23.30 "normais" até chegar à porta de embarque e ver no ecrã que mostra os voos que seria às 00:30. Na altura nem me lembrei que a hora mudava e achei simplesmente que era um erro, como tantos outros que já me habituei a ver aqui (ex. a porta de embarque nunca, mas nunca é a mesma que mostra no bilhete). Como estava por ali uma funcionária da companhia aerea fui perguntar-lhe se aquilo era mesmo um erro. Ela explicou-me que não, que o voo ia ser às 00:30 da hora velha, e que o horario que tínhamos em todo o lado era a hora nova. Não adiantou eu tentar fazer-lhe ver que isso era ridículo, pois o voo era antes da hora mudar.  Além disso no ecran havia voos no horário novo outros no velho, tudo à mistura!

Quando a meia noite chegou, um a um foram mudando os horarios dos voos que estavam na hora velha... menos o meu. Será que há alguma coisa errada? Não... devem-se ter esquecido. Uns minutos depois o voo desapareceu completamente do ecrã. Ah, já estão a actualiza-lo. Dez minutos depois ainda não havia noticias do voo e reparo que a funcionária também desapareceu. Começo a ficar preocupada. Mais de meia hora depois ainda nada, e já passa das 23:30 novas... Ninguém para dar informações, nada no ecrã, e nenhum dos passageiros com a certeza de que depois de 3h de espera no aeroporto iria de facto haver voo.

Por volta das 23:50 aparece, finalmente, uma funcionária que é quase sufocada por todos os passageiros que a rodeiam. Há voo, claro que há voo. Estamos quase a sair... está um pouco atrasado.

Espera, espera... saímos 1h depois porque mudamos de horário e nessa hora o senhor que manda nos voos não sabia se havia de mandar o voo às primeiras ou às segundas 23:30 e mesmo assim saímos com atraso??? E saímos... Pela hora nova saímos com 45min de atraso!

Oficialmente abrasileirada

As temperaturas baixaram por aqui (finalmente!) e hoje ao sair do trabalho senti uma brisa no braço que me arrepiou e comentei "ui, está fresco!".

Uns metros depois vejo um daqueles painéis que mostra a temperatura. Marcava... 28ºC! 
Realmente está mesmo fresquinho.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Adoro Portugal, mas...

Toda a gente: Então e a seguir ao Brasil, vais voltar para Portugal?
Eu: Não.
TG: Porquê?
Eu: Porque já vi demasiado do mundo para lá conseguir viver outra vez...

Encontrei este texto no blog de uma australiana a morar em Portugal. E basicamente é isto mesmo...

"I never properly credited Australia for having a civilized, advanced society before. Honestly, sometimes Portugal makes Australia seem positively Swedish in it’s modernity. It’s like the seventies here. They are still trying to encourage people to wear seatbelts in Portugal. Recycling is new. Pregnant women smoke. Cholesterol? Would you like some butter with that? This wild & crazy lifestyle is, of course, killing them. Portugal has twice the road toll of Australia although they haven’t yet figured out that speeding is to blame. After all, if you run over a dog or a sheep here it’s not your fault. No, it’s the sheep’s fault. Of course."


Para ler o post todo vão aqui (ela também diz coisas boas do nosso país).

terça-feira, 10 de abril de 2012

Run 4 Life - Lagoa Santa

Ontem foi dia de corrida, desta vez numa localidade a 1h daqui: Lagoa Santa. 

Nunca lá tinha ido, mas sabia que o percurso era em volta de um lago. Participei na corrida de 2 voltas, o que dá 12.8 km. Nunca lá tinha corrido, nunca tinha corrido mais de 11 km e não fazia ideia do tempo que iria fazer. Não foi fácil, porque mais uma vez estava muito calor e comecei a ter dores nos gémeos. Apesar de todos os meus receios e esforço uma surpresa me aguardava no final. 

Desta vez havia premiação por faixa etária, o que não me deu muito ânimo pois havia cerca de 1000 pessoas a correr e há sempre muitas raparigas da minha idade. Qual não foi a minha surpresa quando ouço o meu nome para subir ao podium... em 2º lugar!

Fiquei super contente e ganhei uma medalha especial. Lá de cima do podium o mundo parece diferente e todo o esforço e suor gastos na corrida parecem pagos. Lá tive a certeza que tudo valeu a pena. O meu tempo não foi por aí além, mas todas as outras (excepto uma, claro), foram mais lentas. Acho que também tive sorte por ser uma corrida local, mais pequena, onde participaram menos profissionais. Seja lá como for, tive o gozo de um segundo lugar!

12.8 km, 1:09:37

Foto de www.mediarun.com.br

domingo, 8 de abril de 2012

Let's go for a run?



Que este espírito me acompanhe na corrida de amanhã! Que a minha mente não me torne lenta e as minhas pernas me deixem voar em vez de correr (vai sonhando...)!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Ok..............................

Acabei de ver no canal aqui da rua um rapaz a correr... para trás!
Deu uma volta inteirinha a correr para trás, depois fez uma pausa, parou de correr e andou para trás e depois recomeçou a correr... para trás!

Isto durante uma meia hora! E eu sem conseguir parar de rir...

A única razão aceitável para fazer isso seria o rapaz se ter enganado no treino e em vez de fazer 5 voltas ao canal fez 10 e agora estava a andar para trás para as desfazer... Alguém tem uma ideia melhor?

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pura e bela Natureza

Foram 4 dias fantásticos! Foram cerca de 50km percorridos a pé, 19 praias, 1 cachoeira e muita, muita natureza! Não só vegetal, mas também animal.







 Adorei nadar com muitos peixinhos à minha volta. Quase me senti um deles!

 Estrela do Mar, debaixo de água



 Macaco Mico

 Esquilinho a roer um fruto seco (só o vimos porque ouvimos o barulho dele a roer)

 Formiga muito trabalhadora

 Beija-flor

Muitas aranhas... parecia uma competição pela teia mais bonita. Encontramos teias gigantes!

A vontade de regressar a esta Ilha é muita, mas dessa vez será para fazer a volta à Ilha em 3 ou 4 dias. É que ainda ficaram muitas belezas naturais por ver!

Ilha Grande - Saco do Céu (dia 4)

Só tínhamos mais um dia inteiro na ilha, mas ainda havia duas trilhas para fazer... tivemos que escolher e escolhemos aquela que tinha mais sitios para conhecer - Saco do Céu.


O Saco do Céu não é uma praia mas uma baía onde há uma pequena vila. Pelo caminho encontram-se várias praias diferentes e uma cachoeira.

 Enseada das Estrelas, vista da trilha

 Cachoeira da Feiticeira

 Poço da Cachoeira da Feiticeira

Aqui o J. deu um grande tombo com a máquina na mão, que chegou a bater na pedra, e a primeira coisa que fez, ainda todo esparramado no chão, foi tirar uma foto e dizer alegremente "ainda funciona!!!". Só depois é que saíram os primeiros "ais, dói-me o rabo". Coisas à fotografo...

 Praia da Feiticeira

Esta era a única praia um pouco fora, porque as outras cinco eram todas seguidas: praia da Camiranga, praia de Perequê, praia de Fora, praia do Galo e praia do Conrado. Fomos a todas, mas agora aqui sentada no sofá já não sei que areia pertence a qual praia, até porque algumas são seguidas e a fronteira mal se distingue. Assim, deixo algumas fotos. Se alguém quiser pegar nas fotos e ir lá ver quais pertencem a qual praia avisem que eu ensino o caminho...



O dia estava bastante cinzento e chegou a chover. Não sei se foi por isso mas não vimos mais ninguém nesta trilha... devíamos ser os únicos malucos que saem para ir fazer caminhadas com este tempo. A verdade é que a floresta é tão cerrada que mesmo a chover não nos molhamos mais (só mesmo com o próprio suor).


Mais uma vez fizemos um amigo canídeo... os cães da ilha são todos muito amigáveis mesmo! Sentei-me para calçar os ténis e pronto... arranjou logo encosto...


 Achamos estranho haver um tapume de madeira ao lado da trilha. O que é que estava do outro lado? Um helicóptero... 

 Quase a chegar ao Saco do Céu...

Saco do Céu



Na volta a maré tinha subido e havia partes da trilha pela praia que estavam submersas, logo tivemos que ir descalços. O pior é que entre cada pedaço havia trilha com pedras e ramos de árvore e tínhamos que nos calçar. Como não sabíamos se íamos precisar de nos descalçar outra vez tentavamos sempre limpar os pés para a areia não nos magoar (lavamos os pés neste rio, para 5 minutos depois pisarmos areia outra vez...). Foi um calça e descalça que nem queiram saber... fizemo-lo 3 vezes seguidas... No fim, já estavamos profissionais e já o fazíamos em menos de 3 minutos...




Acabamos o dia com um mergulho na Praia Preta, para limpar o suor do dia. Ao fundo vê-se um transatlântico que "estacionou" ao largo da Ilha Grande. Era enorme e à noite ficou todo iluminado. Parecia uma árvore de Natal gigantesca!

Sara Jump - Pico do Papagaio

I believe I can fly...

Pico do Papagaio, Ilha Grande, Março 2012

Sara Jump - Angra dos Reis

Março 2012

Ilha Grande - Pouso e Lopes Mendes (Dia 3)

O dia começou cedo e com as perninhas a dizerem "andar? Outra vez? Mas é que nem pensar!". Nada que depois de uns metros a subir não tivesse passado. 

Lopes Mendes é conhecida como a praia dos surfistas, pois é das poucas da ilha que tem ondas fortes. Para lá chegar faz-se uma outra trilha que passa por três praias, também muito bonitas, mas mais calmas.

Praia de Palmas


 Praia dos Mangues



 Pouso, onde termina esta trilha

Aqui deu aquela vontade de fazer um grande splash na água mas resistimos. Estavamo-nos a guardar para Lopes Mendes e além disso estavamos de ténis e meias, o que leva mais tempo e dá muito mais trabalho. Na volta, como ainda era cedo, ficamos na praia dos mangues a jogar às cartas, a descansar as pernas e fazer splashes na água (estão mesmo a ver o descanso, não estão?).

Do Pouso à praia de Lopes Mendes é um pulinho e fez-se em 15 minutos. 

 Praia de Lopes Mendes - o areal é imenso e a perder de vista. Lindo!



 Eu, depois de apanhar umas ondas, ou rebolar com elas, e ao fundo a Ilha de Jorge Grego

Perto desta praia está a praia de Santo António, uma das mais bonitas que vi. Tem muitos rochedos e a água é muito azul e transparente. Além disso é mais pequena e pouca gente lá vai.

 Praia de Santo António vista da trilha

 Praia de Santo António


Pelos rochedos quase se conseguia passar para uma praia minúscula e depois para Lopes Mendes. Digo quase porque não experimentei, mas parecia possível.

 Praia de Santo António vista dos rochedos



Contávamos fazer mais uma trilha, até ao Farol dos Castelhanos, mas estava fechada porque o mato estava grande demais... Assim, fomos regressando lentamente, porque apesar de não ser tarde o céu estava a ficar escuro. Na praia dos Mangues, onde paramos para descansar, conseguimos ver e fotografar um arco-iris.



Se na ida a trilha não parece muito difícil, na volta a história muda... foi mais de uma hora sempre a subir! Não que tenha morrido, mas as pernas já pediam descanso outra vez, até porque ainda doíam um bocadinho da subida ao Pico do Papagaio.


Foi mais um dia bem passado, entre trilhas, praias, sol e muita água!

Não falei aqui muito das noites, mas a verdade é que não fazíamos grande coisa. A vila do Abraão tem alguns restaurantes e esplanadas na praia para o pessoal beber umas depois do jantar. No nosso caso, depois de um banho e do jantar já estavamos para lá de Marraquexe e íamos dormir quase com as galinhas...